quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O último mestre do ar

O filme terminou como "O último mestre do ar", apesar de já ter sido intitulado, inicialmente, de "O último dominador do ar". O desenho, porém, tinha denominação mais longa - mas a gente curtia mais: "Avatar: o último dominar de ar. A lenda de Aang".
Mas, é claro!, depois do absurdo sucesso de Avatar (os smurfs do novo século), a direção do filme teve que repensar no nome.
Falando em direção...
Quem aqui conhece o M. Night Shyamalan?

Pra quem não sabe, o cara tem um currículo extenso, com filmes amados ou odiados pela crítica. Mas, cá entre nós, a maioria odeia mesmo!
Ele dirigiu o mega bombante "Sexto sentido" (a que atribuo seu único sucesso); "Sinais", "A vila", "Corpo fechado", "Fim dos tempos" e o incompreensível "A dama na água". Nota-se que o rapaz tem tendências a gostar de filmes com um quê de fantasia, né...

Mas a questão é que "O último mestre do ar" foi seu primeiro filme tão somente dirigindo. A história, dessa vez, não foi dele.
UFA!

Pra quem acompanhou o desenho, e é fã, assim como nós, percebeu que o filme retrata bem os fatos. Ele faz um resumo coerente do desenho. Coerente, mas sem graça.
Uma característica marcante de "Avatar" (o desenho original), é justamente o carisma dos personagens e a interação cômica entre si. Ok, ok! Vocês vão dizer que filme é filme, e desenho é desenho. Mas e daí!? Mais do que poderes, o desenho sempre foi mais baseado nas relações entre Sokka, Aang, Katara, Toph (que entra no filme seguinte) e por que não dizer entre Momo e Appa, que pouca relevância tiveram no longa?! Momo, aliás, entrou sem entrar. Deu um voo rasante e depois já estava no ombro de Aang. Porque deve ser normal encontrar o último lêmure e andar com ele pra cima e pra baixo.
Mas vamos aos atores!

O garotinho que faz o Aang, Noah Ringer, é péssimo! Vocês notaram que, numa das primeiras cenas que ele fica cara a cara com a câmera, ele fala algo e uma babinha cai no lábio e escorre pro queixo e ele tenta sugar? Gente, era só refilmar! haha Mas nós adoramos! Achamos real; achamos espontâneo [not]. Mas o garoto deixa a desejar. Não passa tristeza, raiva ou alegria. É uma expressão para todas as emoções.

A Katara, Nicola Peltz, é bonitinha, fofinha, nhenhennhen, oun...! Ok! Nós também achamos. Mas achamos também que a atuação dela foi mediana... até porque a participação dela foi boba. Culpa da direção. Alô, diretor!

E o Sokka? Nós curtimos! A escolha do ator foi boa porque a gente bem sabe que depois ele fica como o conquistador das 4 nações! Hum...

Curtimos também a princesa Yue, Seychelle Gabriel. Emotiva. Séria. You go, girl!


Agora... uma atenção toda especial para a nação do fogo:


A gente podia resumir todos assim, ó:


A gente, aqui do blog, é muito curioso. E fomos pesquisar sobre cada um.
O Dev Patel dispensa comentários - interpretou o indiano em "Quem quer ser um milionário". O Shaun Toub é iraniano. O Cliff Curtis, apesar de neozelandês, tem descendência aborígene. E o Aasif Mandvi? Indiano.
Ah! O diretor, M. Night Shyamalan, também é indiano.

Hare baba!

Resumo da ópera: atuações fracas; diálogos fracos; passagens de cenas humildes; aprofundamento dos personagens nulo; muita informação passada de maneira forçada; cenas de ação quase sempre em câmera lenta. Um diretor mediano que torcemos para que seja afastado do próximo filme, assim como ocorreu com o Chris Columbus em Harry Potter - que foi afastado do terceiro e quarto filmes.
Mas, ainda assim, nós adoramos o filme, porque somos nerds. E nerd que é nerd adora, ama o filme que fazem dos desenhos que ele assiste.

OW, NERD...!

3 comentários:

  1. AHUAHUAHUAUHAUAUHUAHUAH!!! RI ALTO COM O POST!!!
    "Vocês notaram que, numa das primeiras cenas que ele fica cara a cara com a câmera, ele fala algo e uma babinha cai no lábio e escorre pro queixo e ele tenta sugar?" - Friend, foi uma dobra d'agua ok? AHUHAUHAUHAUHUAH... MUITO bom.

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHHAHHAHAHA Muito bom!!!
    Mas não foi não!!! Ele estava chupando um picolé da tribo da água do norte! huauhahuahuauha

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço M. Night Shyamalan. Desde Sinais (esse eu não odiei não...) mas o que marcou mesmo foi a decepção de 'A Vila' a partir daí esse nomezinho ficou bem gravado em minha memória.

    Ele deu uma melhorada no visual, né? Nem tá com tanta cara de Indiano e tá até charmoso.

    Mas, ó, a babinha escorrendo foi nojento!

    ResponderExcluir